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Terapia em Apraxia de Fala da Infância (Afi)

Terapia em Apraxia de Fala da Infância (Afi)

A apraxia de fala da infância, de acordo com a American Speech Language and Hearing Association (ASHA), é um transtorno sonoro da fala de base neurológica que ocorre na infância, no qual há um prejuízo na precisão e na consistência dos movimentos durante a fala que acontece na ausência de déficits neuromusculares. O prejuízo se relaciona ao planejamento e/ou à programação de parâmetros espaço-temporais de sequências de movimento que resultam em erros na fala, na produção do som e na prosódia.

A criança com apraxia de fala sabe o que quer dizer, mas seu cérebro não planeja corretamente os movimentos para que os órgãos fonoarticulatórios efetuem a fala corretamente, embora não haja fraqueza nessa musculatura. Ela pode apresentar alguns ou todos sinais e sintomas descritos abaixo:

  • Ter sido um bebê muito quieto ou que balbuciou pouco;
  • Ter mais de 3 anos e nem sempre dizer as palavras da mesma maneira todas as vezes;
  • Tender a enfatizar a sílaba ou palavra errada;
  • Distorcer ou altera sons;
  • Ser capaz de dizer palavras mais curtas com mais clareza do que palavras mais longas;
  • Buscar o posicionamento adequado dos articuladores para produção das palavras (tatear).
  • Outras características que crianças com apraxia de fala podem apresentar são:
  • Dificuldade com habilidades motoras finas;
  • Atraso na linguagem ou para adquirir fala;
  • Problemas de leitura, ortografia e escrita;
  • Seletividade alimentar.

A AFI é um dos fatores que aumentam o risco de problemas precoces e persistentes em fala e linguagem expressiva. Embora as crianças com qualquer tipo de distúrbio do som da fala tenham risco aumentado para dificuldades de linguagem e alfabetização, aquelas com suspeita de AFI podem estar em risco maior. A identificação desse transtorno e a intervenção precoce são fundamentais nesses casos.

Se seu filho apresenta sinais e sintomas como os descritos acima, procure uma fonoaudióloga, pois a AFI é um problema que requer acompanhamento e terapia fonoaudiológica para que a criança melhore sua fala. As abordagens com os métodos DDTC, ReST e PROMPT têm sido recomendadas pela literatura para a terapia da AFI.

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Referência:

https://www.asha.org/public/speech/disorders/childhood-apraxia-of-speech/