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Terapia de Linguagem e Fala em Crianças

Terapia de Linguagem e Fala em Crianças

Uma das maiores alegrias dos pais é vivenciar as primeiras palavras dos filhos e perceber neles um ser comunicador. Quando os filhos começam a expressar seus desejos, apontar onde dói, pedir por coisas simples como água, comida ou pelo brinquedo favorito isso representa um grande alívio para os pais, que até então precisavam adivinhar suas necessidades.

No entanto, algumas crianças atrasam na aquisição de linguagem e tardam a falar e isso provoca grande angústia nos pais. Por diversas razões, isso pode acontecer e essas crianças podem precisar de mais estímulos específicos para o desenvolvimento da linguagem e da fala e nesses casos, da terapia fonoaudiológica. Muitos pais relutam em buscar ajuda profissional e perdem um tempo que pode ser importante para a criança.

O atraso no desenvolvimento da linguagem pode repercutir em sérios impactos nos aspectos cognitivos, sociais e emocionais das crianças e em prejuízos para a autoimagem.

Estudos indicam que crianças com vocabulário limitado aos 2 anos ou que falam tarde têm menor prontidão para a escola, menor proficiência na leitura e em aprendizagem, além de dificuldade em socializar. Por outro lado, melhor compreensão de leitura e melhores habilidades de decodificação por crianças são relacionadas às crianças que adquirem boas habilidades de linguagem e vocabulários mais amplos.

Em relação a fala das crianças, é comum que ocorram alguns processos de trocas, omissões de sílabas ou mesmo simplificações que são considerados normais. Entretanto, à medida que as crianças se desenvolvem, essas “trocas” tendem a desaparecer. Espera-se que aos cinco anos, as crianças já produzam fala em semelhança aos adultos. Se uma criança apresentar processos fonológicos além da idade esperada, é considerada como portadora de transtorno fonológico.

Nesses casos, é importante que se faça uma avaliação fonoaudiológica especializada, pois a comunicação oral é um processo que antecede outros estágios de desenvolvimento, como a relação entre a consciência fonológica e a aprendizagem da leitura e escrita.

A intervenção precoce em crianças com atraso no desenvolvimento da linguagem ou transtornos fonológicos para proporcionar a elas a oportunidade de se equipararem a seus pares, possibilitar seu pleno desenvolvimento linguístico, a inserção tranquila na escola socialização ou, no mínimo, minimizar os riscos de alterações futuras.

A fonoaudióloga especialista em linguagem é a profissional habilitada para avaliar e habilitar as crianças com dificuldades na aquisição e desenvolvimento da linguagem ou nas trocas fonológicas que permanecem ao longo desse processo.

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Referências:

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Wertzner HF, 2003; Ferrante C, Van Borsel J, Pereira MMB, 2009; Bee, H. A. 2011; Tenório SMP, Ávila CRB, 2012.
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